VDA-6

O VDA 6.3 – 3ª Edição 2016 é um requisito de sistema da qualidade específico da indústria automobilística alemã, utilizado para auditorias dos processos de manufatura. Propõe que os processos e suas interfaces devem ser analisados de tal modo que seus riscos e pontos fracos sejam identificados.

Este requisito tem sido divulgado através do VDA – Verband der Automobilindustrie (Associação dos Fabricantes da Indústria Automotiva) e QMC – Quality Management Center (Centro de Gerenciamento da Qualidade).

O VDA 6.3 – 3ª Edição 2016 tem como objetivo estabelecer diretrizes comuns para o desenvolvimento de Sistemas da Qualidade para a indústria automobilística, proporcionar condições necessárias para a melhoria contínua, prevenir as causas de produtos não conformes, corrigir eficientemente e de forma eficaz as deficiências encontradas, reduzir as perdas em toda a base de fornecimento da indústria automobilística, diminuir a variação do processo e produto, formar e treinar Auditores de Processos e realizar Auditoria periodicamente para a avaliação do Processo.

As principais vantagens referem-se a conseguir reconhecimento para a sua empresa e para os seus produtos na indústria automóvel. Proporcionar tranquilidade aos seus clientes. Libertar os recursos para outras iniciativas da qualidade. Fornecer documentação que prova o elevado nível de qualidade e desempenho da sua empresa.

Enquanto a IATF 16949 e a VDA 6.1 são obrigatórias apenas para fabricantes automotivos, a VDA 6.2 é obrigatória para fornecedores de serviços automotivos, e a VDA 6.4 é obrigatória para fabricantes de máquinas e ferramentas automotivas. Ao implementar o programa da VDA 6.X, sua empresa pode se comprometer com uma meta de longo prazo de atender e exceder consistentemente as expectativas de seus clientes. Além de aumentar a eficiência organizacional e a qualidade do produto, a adesão aos requisitos de certificação pode minimizar desperdícios e erros, o que pode melhorar a produtividade geral.

O VDA 6.3 – 3ª Edição 2016, tem a seguinte descrição dos elementos de P2 a P7:

  • Elemento P2 – Gestão do projeto;
  • Elemento P3 – Planejamento do desenvolvimento do produto e do processo;
  • Elemento P4 – Execução do desenvolvimento do produto e do processo;
  • Elemento P5 – Gestão de fornecedores;
  • Elemento P6 – Análise do processo/ produção;
  • Elemento P7 – Atendimento, satisfação e serviço ao cliente;
    – Sistema de pontuação e de classificação.

Compartilhe essa informação em suas redes.

Facebook
Twitter
LinkedIn