A sustentabilidade nas indústrias têxteis é o tema que vem crescendo dentro das indústrias do segmento. Com o aumento da preocupação ambiental pelas grandes marcas e seus consumidores finais, a prática dessas ações vem acelerando nas organizações, principalmente em tecelagens e confecções.
Muitas são as certificações de sustentabilidade: HIGG INDEX, OEKO-TEX, Origem Sustentável, ZDHC. Mas afinal, o que é sustentabilidade no segmento têxtil?
São um conjunto de ações, como o controle cadeia de suprimentos sustentáveis, reutilização da água, utilização de energia de fontes renováveis, reciclagem, gestão adequada de químicos, análise de ciclo de vida (ACV), indicadores para tomada de ações, auditoria interna etc.
Um dos pontos principais na sustentabilidade é manter uma cadeia de suprimentos sustentáveis, pois desta forma é realizada a sustentabilidade circular na organização e manutenção um sistema de gestão de sustentabilidade, que seja independente e consiga conduzir as ações de forma correta e ampla.
Com as práticas de sustentabilidade, as organizações têxteis conseguem gerar economia financeira, devido ao consumo consciente de recursos e proporcionar as partes interessadas que as ações tomadas vão minimizar os impactos gerados pela produção no meio ambiente, bem como promover a sustentabilidade e o bem-estar de todos envolvidos.
Sua empresa está preparada para as demandas de sustentabilidade?