Perigos e Riscos em Alimentos?

por Gilmar Zanardo

Quando se fala em perigos e riscos em alimentos falamos de dois conceitos muito simples, porém que se ocorrerem podem causar danos graves a saúde de quem consome.

PERIGOS

Os perigos são comumente classificados em 3 grandes categorias.

PERIGOS FÍSICOS: Geralmente são visíveis a olho nu, e são materiais que podem causar lesão, ou seja, machucar quando ingeridos, como pregos, pedaços de metal, de plástico, de vidro ou de ossos, espinhas de peixe, etc., ou causar desconforto de quem encontra no alimento por exemplo um fio de cabelo.

PERIGOS QUÍMICOS: São classificados por uma contaminação por elementos químicos presentes em desinfetantes, detergentes, produtos para controle de pragas, inseticidas, antibióticos, agrotóxicos, lubrificantes, tintas, pigmentos, podendo ser identificados de forma visual, pelo cheiro, gosto, ou somente por análise laboratorial na detecção de metais pesados como o mercúrio, chumbo, cadmio, arsênio etc.

PERIGOS BIOLÓGICOS/MICROBIOLÓGICO: Os biológicos são identificados pela presença de grandes contaminações pela presença de insetos ou partes deles, penas, pelos, cabelos, etc. E os microrganismos patogênicos ou não como fungos, bactérias, vírus, etc. Não podemos vê-los a olho nu, mas são a principal causa de contaminação em alimentos.

RISCOS 

O conceito de riscos é mais simples, pois estão ligados a probabilidade de ocorrência e causar um dano a saúde do consumidor do alimento.

Quer saber um pouco mais? Vamos tomar um café “sem perigos” e conversar sobre o assunto.

Compartilhe essa informação em suas redes.

Facebook
Twitter
LinkedIn