Os 08 desperdícios do Lean manufacturing

A filosofia lean manufacturing tem como objetivo principal produzir produtos ou prestar serviços de maneira mais enxuta possível, focando sempre na redução dos 08 desperdícios que não agregam valor ao produto ou ao serviço que está sendo comercializado sob a perspectiva do cliente.

Inicialmente no desenvolvimento inicial da filosofia lean manufacturing foram listados apenas 07 desperdícios, que posteriormente através da evolução da gestão nas companhias foi identificado o desperdício “intelectual”, onde nas literaturas mais atuais se falam em 08 e não mais em 07 desperdícios, que são:

  1. Transporte;
  2. Estoques;
  3. Esperas;
  4. Processamento excessivos;
  5. Defeitos;
  6. Movimentação;
  7. Superprodução;
  8. Intelectual.

1) Desperdício transporte

O desperdício no transporte é causado em sua grande maioria das vezes por um ineficiente desenvolvimento de layout do posto de trabalho, devido a desconhecimento do responsável pelo desenvolvimento do layout, por não ter um espaço suficiente do local ou até mesmo pelo foco na produção tradicional de lotes. Tal desperdício ocorre, por exemplo, quando grandes lotes precisam ser transportados de um local ao outro.

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que seja planejado produção de lotes menores, que os processos possuam uma menor distancia entre eles e também que os trabalhadores movimentem as pecas o quanto menos dentro do processo de trabalho.

2) Desperdício estoque

O desperdício de estoque está relacionado à manutenção de matéria prima e produtos em processo (WIP work-in-process), essa situação acontece normalmente quando a empresa está em ritmo de produção empurrada, ou seja, produz grandes quantidades para estoque.

 Essas condições resultam do fluxo reprimido em uma fábrica e no caso em que a produção não está ligada ao ritmo do mercado (puxar). 

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que seja redesenhado a sistemática de produção para puxada, ou seja, que seja produzido apenas o necessário para atendimento a demanda.

3) Desperdício espera

O desperdício de espera ocorre quando um trabalhador precisa esperar para que material seja entregue, espera quando uma parada linha necessita ser resolvida, ou quando funcionários ficam parados esperando que uma máquina finalize a produção de uma peça.

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que você monitore o lead time de sua empresa e elimine as fontes de espera.

4) Desperdício processamento excessivo

O desperdício de processamento excessivo ocorre quando é produzido além da necessidade do  cliente, ou seja, a falta de padronização da sequência de funcionamento do processo de produção.

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que você reconheça o que o cliente deseja, dessa forma evitamos retrabalhos, temos mais cuidado com atividades que o cliente não está disposto a pagar (não agregam valor) e implantação de processos padronizados.

5) Desperdício defeito

O desperdício de correção está relacionado a produzir e ter que consertar produtos com defeito, que consiste em todo o material, o tempo necessário e a energia dos envolvidos na produção e no conserto de defeitos identificados.

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que você avalie os principais defeitos através de ferramentas de qualidade e aplique planos de ação, eliminando ou reduzindo um a um.

6) Desperdício movimentação

O desperdício de movimentação está relacionada tanto em fator humano quanto em fator mecânico, cuja movimentações desnecessárias pode acarretar fatores ergonôrnicos de forma negativa e consequentemente a produtividade e qualidade.

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que você avalie os realmente quais etapas de cada processo existem movimentações excessivas e que aplique planos de ação, eliminando ou reduzindo um a um.

7) Desperdício superprodução

O desperdício de superprodução ocorre quando uma companhia produz mais do que o cliente requer.

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que você avalie a demanda de mercado do produto e que adeque o ritmo da produção ao sistema puxado, ou seja, produzir sob demanda do cliente.

8) Desperdício intelectual

O desperdício intelectual ocorre decorrente do conhecimento e habilidades não aproveitadas das pessoas da companhia.

Como sugestão para reduzir esse desperdício específico, sugerimos que o gestor identifique os conhecimentos e habilidades de cada trabalhador e procurar sempre motivar e incentivar o desenvolvimento dos colaboradores.

Ao mapear, identificar e eliminar ou reduzir os 08 desperdícios citados acima, sua companhia terá grandes benefícios como uma maior produtividade, maior nível de competitividade e maior nível de satisfação de clientes.

 Quer saber mais sobre lean manufacturing, entre em contato conosco.

Compartilhe essa informação em suas redes.

Facebook
Twitter
LinkedIn