Em um sistema de gestão de qualidade podem ocasionalmente surgir não conformidades, e segundo o requisito 10.2, da NBR ISO 9001:2015, uma não conformidade é um não atendimento a um requisito, incluindo as provenientes de reclamações. De forma simplificada, uma não conformidade é a falta de atendimento a um pré-requisito, é algo que saiu fora do planejado ou foi mal planejado.
E agora? Como tratar?
Através do uso de ferramentas da qualidade, como por exemplo o “Diagrama de Ishikawa”, “Cinco Porquês” ou “5W2H”, a organização deve tomar uma ação imediata para controlar a ocorrência e assim poder assim analisar a sua causa. Com a causa determinada, deve-se tomar ações para que esta não ocorra novamente, lembrando que se deve ter toda esta rotina documenta, para gerar evidências de que a não conformidade foi tratada.
É importante o monitoramento da implementação destas ações, a fim de avaliar a eficácia das ações implementadas. Com a ação imediata tomada, a causa definida e ações para sanar a causa implementadas, o gestor da qualidade deve revisitar sua análise de risco e se necessário atualizá-la, para que a não conformidade seja mapeada e monitorada.
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