O selo de qualificação nada mais é que uma metodologia de avaliação destinada a organizações que prestam serviços para à saúde, sendo de forma voluntária periódica e reservada. Ela é classificada como voluntária devido que essas organizações buscam de forma ativa a certificação. A ONA realiza acreditação e a manutenção periódica de tempo em tempo a ONA precisa revisitar as organizações fazendo com que o selo destinado aquela organização tenha se mantido dentro dos padrões e requisitos de qualidade e reservado pois todos o processo é de confiabilidade tendo as informações destinadas somente entre a ONA e a organização.
O selo de qualificação de manual da ONA nada mais é do que um método que busca assegurar a qualidade e a segurança do serviço prestado ou do produto oferecido por meio de padrões e requisitos que são pré estabelecidos dentro do manual tendo como premissa um programa de educação continuada e já mais uma forma de fiscalização tendo foco a qualidade do processo e na segurança do paciente e do produto oferecido ou do serviço prestado.
Qual o objetivo da organização entrar no processo de acreditação é conquistar o selo de qualificação, o selo de qualificação é uma forma da organização que presta serviço para a saúde é revelar uma responsabilidade um compromisso com a segurança tanto dos processos quanto a ética profissional com os procedimento do qual ela realiza e é claro que consequentemente com a melhoria na assistência a saúde e a segurança do paciente, então além da organização receber esse reconhecimento de que está apto por atuar com padrões validados pela metodologia do sistema brasileiro de qualificação, o cliente se sente seguro em relação a procurar esse tipo de serviço por que eles vão ter essa tranquilidade de que o serviço ou produto prestado ou oferecido ele está dentro dos padrões que estão validade internacionalmente.
A organização que atua com essa metodologia e com estes padrões e requisitos ela conseguira entender como melhorar o seu desempenho e do que precisa fazer, quais são seus pontos fortes, portes frágeis e onde deve atuar fazendo com que estes produtos e serviços sejam de qualidade para todos a população. é importante ressaltar que o processo de acreditação é uma avaliação da organização como um todo ou seja de uma forma sistêmica e transversal, não sendo feita por processo ou setor conhecidas como distinção. A avaliação consiste na avaliação em verificar toda a partes de gestão, toda parte de execução tanto do produto ou do serviço como também os setores de apoio do andamento do bom serviço que será prestado ou oferecido.