O papel dos colaboradores na implementação de sistemas de gestão ambiental

É consenso das organizações que, com os acelerados processos de globalização e aumento da competitividade para se manter e/ou adquirir novos mercados, empresas buscam cada vez mais a eficiência em seus processos, sejam elas geradoras de produtos e/ou serviços.
Seguindo a mesma evolução de exigência das empresas, clientes e consumidores passaram a se tornar muito mais críticos e conscientes em relação as suas escolhas de compra, onde, a verificação do histórico da organização, a origem das matérias primas, entre outros fatores, vem sendo cada vez mais relevantes na hora da escolha e aquisição de produtos/serviços, fator que estimula ainda mais a competitividade no meio dos negócios, gerando como efeito melhores opções de compra por preços mais acessíveis.
Dentro desse cenário, companhias de todos os portes vem se mobilizando cada vez mais para conquistar diferenciais competitivos, onde podemos citar a busca por diversas certificações e adequações, como por exemplo, a ABNT NBR ISO 14001:2015, referente a Sistemas de Gestão Ambiental, que traz inúmeros benefícios para a mesma que se certifica, para seus clientes e o meio de modo geral. Podemos citar algumas qualidades da norma citada acima, como:

  • Redução da utilização de recursos
  • Redução na geração de resíduos
  • Boa visibilidade perante a sociedade
  • Possibilidade de melhorias nos processos
  • Redução do risco de multas ambientais

Porém, o processo de adequação demanda tempo e esforço de todos os colaboradores envolvidos, além da necessidade da busca por informações e licenças atreladas a terceiros, por esse motivo, é importante deixar bem claro o papel e as atividades que cada setor deverá adotar para o andamento das mudanças que ocorrerão. Podemos resumir em dois grandes setores para exemplificar brevemente suas funções:
A alta direção, sendo o mais alto nível organizacional dentro do escopo definido, possui papel fundamental durante os processos de adequação, pois, por meio dessa ocorrerá a liberação de recursos para o enquadramento adequado das normas, e alguns outros papeis imprescindíveis, como assegurar que os objetivos sejam alcançados, promover a melhoria continua dos processos, apoiar e dirigir os colaboradores envolvidos, dando todo o suporte e motivação necessárias, entre outras funções.
O setor Operacional, sendo subordinado do primeiro, é o setor encarregado de fato pelo processo de mudança, não só por meios físicos, garantindo que as alterações realmente ocorram, mas também pela assimilação e entendimento da nova cultura da organização. É responsável por assegurar que os recursos necessários para a implementação sejam alocados de modo correto, atingindo os objetivos pertinentes, promovendo a melhoria continua, entre outros.
Assim, podemos concluir que, com a crescente competitividade atrelada a globalização, empresas não concorrem apenas com outras da mesma cidade, estado ou pais, mas com o mundo todo, fator determinante para que a busca por diferenciais competitivos se torne uma obrigação. Logo, o nível de qualidade dos processos se eleva, fazendo com que haja menos desperdício de recursos de modo geral, aumento da produtividade, entre outros fatores. Apontadas as necessidades econômicas e ambientais de uma adequação, entra a importância dos sistemas de gestão ambiental, o qual garante que todos os pontos relevantes para a sobrevivência da organização no cenário atual e futuro sejam verificados e alcançados.

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