História da ISO9001

Órgão ISO Genebra:

A ISO iniciou sua história na Federação Internacional das Associações Nacionais de Padronização (ISA), em 1926. Teve suas operações suspensas devido à Segunda Guerra Mundial, mas logo depois juntou-se ao Comitê Coordenador de Padronização das Nações Unidas (UNSCC) para criar uma proposta de um órgão de padronização global. 

Foram convocados 25 países para a criação da atual ISO, uma reunião realizada em Londres no ano de 1946. A organização começou a funcionar oficialmente em 1947, com sede em Genebra, Suíça.

Uma das instituições que participou ativamente da fundação da ISO foi a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e por isso a associação foi convidada para representar o Brasil na organização. Atualmente a ISO está presente em mais de 160 países e com um número de técnicos superior a 3300 normas.

Família ISO:

A atual família da ISO 9000 consiste em 03 números e títulos, conforme abaixo:

  • NBR ISO 9000 – Sistema de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário;
  • NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da qualidade – Requisitos;
  • NBR ISO 9004 – Sistema de Gestão da Qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho.

A NBR ISO 9001 agora em diante chamada de “norma”, determina os requisitos que são requeridos para um sistema de gestão da qualidade. Os elementos dessa norma são genéricos, dessa forma, é aplicável a qualquer tipo de atuação da empresa, seja indústria, comercio ou prestadora de serviço. 

Os requisitos da norma são genéricos e não estabelecem como deve ser implementado e sim o que deve ser implementado, ficando a critério de cada organização avaliar a forma e a melhor ferramenta a ser aplicável.

Revisões e Suas Principais Mudanças:

Em 1978 a ISO estabeleceu o comitê técnico ISO / TC 176, cujo objetivo é normatizar o sistema de gestão da qualidade.

No ano de 1987 a família ISO 9000 foi lançada, com as normas 9001, 9002, 9003 e 9004 e teve como foco procedimentos e como enfoque a garantia da qualidade.

A primeira revisão foi realizada em 1994, sete ano após o lançamento, nesse momento foi introduzido o conceito de ações preventivas.

A segunda revisão foi realizada em 2000, mudando o enfoque, antes tratava-se de garantia da qualidade e mudou-se para gestão da qualidade, com isso a qualidade não seria mais garantida apenas pela equipe da qualidade, mas gerida por ela, e a garantia seria dada por todos, fazendo com que a norma expandisse o seu foco.

A terceira revisão foi realizada em 2008, mantendo e reforçando a compatibilidade com a norma ISO 14001 que é direcionada ao sistema de gestão ambiental.

A quarta revisão foi realizada em 2015, introduzindo em toda a norma, um pensamento baseado na gestão de riscos, eliminando a figura do representante da direção, com a criação do requisito liderança. Nessa revisão, foi desenvolvido o anexo SL, cujo objetivo de unificar estruturas, requisitos e terminologia de normas de sistemas de gestão.

Compartilhe essa informação em suas redes.

Facebook
Twitter
LinkedIn