Dentro do ESG (Ambiental, Social e Governança), o eixo Social é fundamental para entender como as empresas abordam questões sociais em suas operações e decisões de investimento, trazendo o olhar em como a empresa se porta diante das questões trabalhistas e de saúde e segurança de seus colaboradores, a importância de determinadas questões sociais dentro da empresa, entre outros. Para o eixo Social alguns assuntos abordados pelo ESG são:
1. Diversidade e Inclusão: reconhecer a importância da diversidade e inclusão em seus locais de trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades, combate a discriminação e criando ambientes de trabalho inclusivos que valorizam a diversidade de gênero, etnia, orientação sexual, idade e outras características.
2. Saúde e Segurança no Trabalho: inclui o compromisso das empresas com a saúde e segurança de seus funcionários. Isso envolve a implementação de políticas e práticas que garantam ambientes de trabalho seguros e saudáveis, além de programas de bem-estar e benefícios que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
3. Desenvolvimento da Força de Trabalho: investem no desenvolvimento profissional e no crescimento pessoal de seus funcionários. Isso pode incluir programas de treinamento e capacitação, oportunidades de educação contínua e iniciativas de desenvolvimento de liderança que ajudem os funcionários a alcançarem seu potencial máximo.
4. Relações com a Comunidade: desenvolvem relações positivas com as comunidades em que operam. Isso pode envolver o apoio a iniciativas locais de caridade, o envolvimento em projetos de desenvolvimento comunitário e o respeito pelos direitos das comunidades afetadas pelas operações da empresa.
5. Direitos Humanos e Trabalho Justo: respeito aos direitos humanos em todas as suas operações e cadeias de suprimentos. Isso inclui o combate ao trabalho infantil e ao trabalho forçado, o respeito aos direitos dos trabalhadores migrantes e o cumprimento das normas trabalhistas internacionais.
O ESG promove dentro das empresas práticas de negócios responsáveis que consideram não apenas os impactos ambientais e de governança, mas também os impactos sociais das operações empresariais. Empresas que adotam uma abordagem ESG buscam criar valor não apenas para os acionistas, mas também para os funcionários, comunidades e sociedade em geral.