Como pensar em Saúde e Segurança Ocupacional durantes e pós a Pandemia?

Mudar nossos hábitos de higiene e saúde é o melhor remédio para nos protegermos e reduzirmos a disseminação de doenças contagiosas. A falta de infraestrutura dos hospitais no Brasil enfatizou esse conceito, exigindo que as organizações começassem a tomar decisões estratégicas e a implementar medidas significativas de prevenção durante a pandemia com o intuito de zelar pela saúde de seus funcionários como, por exemplo, o home office. Essas medidas, porém, podem acarretar outros problemas de saúde e segurança ocupacional caso as pessoas envolvidas nessas atividades não sejam orientadas sobre potenciais perigos e riscos, dentre eles: riscos ergonômicos, biológicos, acidentes domésticos e outros.

A Destra Consultoria acredita que podemos aprender com esse momento de crise e, com isso, implementar pequenas ações que podem ser realizadas agora e até mesmo após a pandemia, com o propósito de mitigar esses riscos e melhorar a qualidade de vida. Uma atitude simples como realizar exercícios físicos em casa, por exemplo, contribui para a melhora da postura, imunidade, lesões por esforços repetitivos e representa uma excelente alternativa para aqueles que não tem disponibilidade de horário para frequentar uma academia. Promover reuniões online otimiza o tempo dos colaboradores além de evitar a fadiga no trânsito. Estamos aprendendo também a nos preocupar com questões de higiene que, até então, poucos de nós davam devida importância: lavar as mãos com água e sabão sempre que tocar em alguma superfície que possa oferecer risco a saúde; fazer o uso do álcool em gel 70%; avaliar se os meios transporte e embalagens utilizados nos deliveries de alimento são adequados. São soluções consideradas simples, mas que contribuem com a saúde e segurança sua e da família.

Para as organizações que não pararam suas atividades, além dessas medidas existem normas internacionais que, por meio de seus requisitos, auxiliam as empresas a identificar e gerenciar os riscos e oportunidades de modo a prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, podendo destacar a ISO 45001, que está na sua primeira edição. A ISO é uma entidade não governamental com sede na Suíça formada por mais de 160 países, responsável pela padronização de normas internacionais, podendo ser implantada em qualquer tipo e porte de organização. Para obter o cerificado da ISO a empresa deve atender aos requisitos estabelecidos por esta norma, atender as legislações aplicáveis e outros requisitos subscritos, além de atender os procedimentos estabelecidos pela própria organização. Posteriormente deverá ser contratado um organismo certificador para conduzir auditoria com foco no levantamento das conformidades do seu sistema de gestão. Ao final da auditoria, a empresa recebe a recomendação à certificação ISO e o certificado com validade de 3 anos, com verificações periódicas do sistema.

Os benefícios são múltiplos com a implementação e certificação da ISO 45001, podendo destacar a redução de sansões trabalhistas pelos órgãos competentes, acessos a novos mercados, melhoria da imagem da empresa, redução da exposição dos riscos pelos trabalhadores e promoção da conscientização entro da organização.

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