Benefícios do programa 5S

Por Wagner Stoppa Vicente

O programa 5S, que surgiu no Japão no início dos anos 50, no pós guerra, foi concebido por Kaoru Ishikawa, engenheiro considerado como um dos gurus da qualidade e responsável por desenvolver diversas ferramentas de qualidade, como o diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa), círculos da qualidade etc.

O nome do programa faz referência as cinco palavras em japonês Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que no Brasil foram traduzidos para Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Segurança e Senso de Autodisciplina.

Mas quais são os benefícios que o programa 5S podem trazer na minha organização?

Começando pelo senso de utilização, os benefícios como liberação de espaço devido a guarda de objetos não mais utilizados, menor necessidade de espaço para estoque e diminuição custos são alguns dos benefícios alcançados na aplicação do primeiro senso.

Já o senso de organização, os benefícios alcançados são a facilidade na busca de documentos e objetos, controle sobre o que cada colaborador está utilizando e diminuição nos riscos de acidentes.

O senso de limpeza, após a aplicação dos demais sensos, trazem benefícios de um ambiente mais agradável e higiênico, melhora a imagem da empresa e aumenta a satisfação de seus colaboradores.

Com a aplicação do senso de saúde e bem-estar, a empresa alcança os benefícios de menor risco de acidentes, melhor relação entre os colaboradores, melhorando o clima organizacional.

Após a aplicação dos quatro sensos do programa 5S, os benefícios alcançados pela aplicação do senso de autodisciplina é a melhoria contínua, a responsabilidade entendida por todos os setores e maior bem-estar e harmonia na organização.

Sua empresa já pratica o programa 5S? Nos conte sobre os benefícios alcançados. Agora se está interessado em alcançar todos estes benefícios, conte com a Destra Consultoria!

Compartilhe essa informação em suas redes.

Facebook
Twitter
LinkedIn