A necessidade das organizações acompanharem as demandas do mercado

Com o passar dos anos e o advento das constantes evoluções em todos os âmbitos, a humanidade se vê cada vez mais diante de tecnologias de ponta, que exigem das empresas envolvidas uma mudança de procedimento e adaptação ao mercado, para manterem-se competitivas e atenderem as exigências de consumidores e possíveis novos clientes.

Há décadas, quando o homem criou a impressora, uma nova tecnologia foi adicionada ao mercado, suprindo as necessidades e melhorando os processos que anteriormente eram feitos por máquinas de escrever, por exemplo. As organizações que não se adequaram ao novo cenário, provavelmente acabaram desaparecendo, não por falta de eficiência em seus sistemas ou por não entregarem produtos de qualidade, mas única e exclusivamente pela mudança do foco e da necessidade do mercado passar a ser outra.

Boa parte daqueles que buscam e realizam estudos voltados à essa temática são os investidores, esses que, seguindo a mesma lógica da máquina de escrever, passaram a trocar em suas carteiras de investimento empresas consolidadas de diversos segmentos, como o de petróleo, por exemplo, por organizações muitas vezes sem grande reconhecimento no mercado, mas com grande potencial de crescimento e permanência no mesmo, por apresentarem respostas às tendencias de tecnologias e exigências futuras.

Mas qual é o problema com a empresa de petróleo? E a resposta é nenhum. Ela pode ser eficiente, possuir uma boa gestão e apresentar excelentes resultados, mas pensando em futuro e o avanço da ciência, a possibilidade de novas tecnologias surgirem para substituir a matéria prima, como em alguns casos já ocorre, é eminente. Tal fato serve como questionamento não apenas para investidores e acionistas, mas principalmente de maneira interna para a própria organização, realizando estudos, decidindo sua estratégia e consequentemente seu futuro.

Também podemos citar, por exemplo, empresas de energia elétrica, essas que exemplificam de maneira muito clara a necessidade de manterem-se internamente departamentos de inovação, podendo ser vistos dois lados: Companhias que enxergaram a oportunidade de entrada e são novas no mercado, e outras que são organizações consolidadas, mas que de maneira gradual passaram a alterar seus esforços, ambas seguindo a mesma tendencia da energia renovável. E assim, podem ser citados milhares de outros exemplos, cada um em sua área de atuação e suas finalidades, podendo tornar o processo da gestão de mudanças mais fácil ou mais complexo.

Comportamentos esses que que mostram como a humanidade passou a se tornar mais consciente e responsável enquanto consumidora, pois ela tem o poder mesmo que inconscientemente, de forçar o melhoramento em processos, seja ela escolhendo um produto certificado ou optando por um de procedência correta, evoluindo a indústria e aumentando a quantidade de produtos e serviços disponíveis no mercado, tornando os mesmos de maior qualidade e valores mais acessíveis.

Compartilhe essa informação em suas redes.

Facebook
Twitter
LinkedIn