A gestão da qualidade tem por propósito adequar toda e qualquer organização, que deseja desenvolver produtos e serviços com qualidade, criando padrões para melhorar o desempenho organizacional, gerando produtos e serviços de qualidade para atender as necessidades e expectativas de seus clientes e das partes interessadas no negócio.
O terceiro setor são organizações sem fins lucrativos de caráter público ou privado e que prestam serviços aos mais diversificados públicos. Dentro do cenário em que estas entidades estão inseridas, a grande dificuldade é o repasse de verbas municipais, estaduais e federais, o que nem sempre supre as necessidades para manter as atividades, desta forma as organizações buscam incessante por sustentabilidade, através de eventos, bingos, financiadores, patrocinadores e etc., maneira pela qual não dependa de uma única fonte de renda. Os recursos adquiridos são para manutenção da capacitação de seu corpo técnico e aprimoramento dos recursos internos como equipamentos e infraestrutura para dispor de um melhor atendimento ao público.
Por necessidade de aprimorar constantemente, a fim de garantir o melhor gerenciamento das demandas, do financeiro e dos retrabalhos gerados, o terceiro setor tem buscado a implementação do sistema de gestão da qualidade ISO9001, o qual traz todo o conceito de gerenciamento, padronização de atividades, definições de objetivos e metas.
Para implantar, manter e melhorar o sistema de gestão da qualidade as entidades irão dispor de sistemáticas de controle para a melhoria contínua, abaixo listamos algumas delas:
- Mapeamento de processo: levante as entradas requeridas, as saídas esperadas de cada processo, defina os recursos e as interações com os demais;
- Indicadores: Estabeleça metas, bem como elabore planejamento para alcançá-los;
- SWOT: Analise o cenário onde a entidade está inserida, levantes as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes e tome ação aos que jugarem necessários;
- Controle de falhas: Crie sistemáticas de gerenciamento para análise, identificação e correções de falhas, afim de que não voltem a acontecer;
- Gerenciamento: Crie padrões e requisitos, defina estratégias, realize a gestão periódica, desta forma serão identificados pontos a serem melhorados constantemente;
- Capacitação: Capacite os envolvidos, para que todos tenham um único propósito alinhado ao perfil da entidade;
Após a certificação do sistema de gestão da qualidade, as entidades relatam que é notória a melhoria apresentada em toda a organização, bem como a imagem perante a sociedade, indústrias, comércios e demais órgãos governamentais, a certificação tem aumentado a visibilidade e credibilidade, gerando aumento de receita e a busca pela sustentabilidade, isso faz com que as entidades consigam aprimorar a cada dia seus atendimentos.
Depoimentos
CPC- Centro de prevenção a cegueira: A certificação ISO contribuiu para melhor organização do trabalho realizado pelo CPC. O acompanhamento dos resultados através dos indicadores auxilia na avaliação do processo de gestão, atestando a qualidade dos serviços realizados, gerando credibilidade e, consequentemente maior e melhor visibilidade da Instituição.
Tania – Coordenadora Técnia.
APAE
A APAE de Americana, denominada Organização da Sociedade Civil, bem como as organizações do Terceiro Setor, estão cada vez mais buscando a qualidade dos serviços oferecidos.
Para nossa APAE, a ISO proporcionou ferramentas e modelos de gestão mais eficientes, para assim mantermos um serviço de excelência com a aplicação de conceitos de qualidade sem deixar de levar em conta nossas características.
Nossa gestão da qualidade está alicerçada em atender e satisfazer as necessidades dos nossos usuários.
Leandro – Gerente Administrativo