Organização do tempo para fazer bem feito!

Na Destra Consultoria, nossa política de qualidade enfatiza a importância de fazer certo da primeira vez, certo sempre e melhorar continuamente. Contudo, diante de tantas demandas diárias, muitos profissionais se perguntam: como realizar todas as atividades corretamente desde o início?

 

Todos estamos suscetíveis a erros, mas algumas atitudes podem nos ajudar a prevenir falhas. O comprometimento em realizar as atividades com concentração, disciplina e organização é essencial para gerar resultados efetivos e com a qualidade esperada.

 

Diversas ações podem ser adotadas para melhorar a produtividade. A organização do tempo é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para definir prioridades e alcançar a qualidade desejada. Planejar o tempo envolve a identificação das atividades de acordo com sua importância e urgência:

 

Atividades de maior importância que produzem mais resultados

Atividades importantes que precisam ser resolvidas a curto prazo

Atividades que podem ser delegadas a outras pessoas

Atividades sem importância ou urgência

 

A matriz de gestão do tempo abaixo exemplifica como definir prioridades focadas na produtividade:

 

  URGENTE NÃO URGENTE
IMPORTANTE RESOLVER
(importante e urgente)
PLANEJAR E EXECUTAR

(importante, mas não urgente)

NÃO IMPORTANTE DELEGAR
(não importante, mas urgente)
ELIMINAR

(não importante, nem urgente)

 

Após definir as prioridades, um hábito essencial para a gestão do tempo é a criação de uma lista de tarefas. Ela ajuda a identificar as tarefas que demandam maior concentração, além de organizar a sequência e o método de realização.

 

Mesmo com uma lista de tarefas, muitas pessoas cometem o erro de realizar as atividades mais fáceis primeiro, deixando as mais complicadas e prioritárias para depois. Por isso, é importante combinar a matriz de gestão do tempo com a lista de tarefas.

 

Outro ponto crucial é a validação das tarefas. Essa ação evita retrabalho, atrasos e custos desnecessários. Verificar os detalhes é fundamental para evitar erros e fortalecer a confiança no seu trabalho.

 

Implementando todas essas ações, é possível fazer certo na primeira vez, realizando um trabalho com eficiência e eficácia.

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